Escolha uma Página

António Laranjeira

António Laranjeira tem-se distinguido como personagem ligada à poesia tendo ultimamente escrito, para vários fadistas.Ana Moura mostrou a poesia de António Laranjeira ao mundo com o poema ‘Venho Falar dos Meus Medos’ na música do Fado Acácio (tradicional) com produção e arranjos de Jorge Fernando.

No Teatro, convidado por Filipe Lá Féria, o seu eficaz e até por vezes surpreendente desempenho marcou-o muito positivamente no Musical Amália, actuando em grandes palcos da Europa e em Portugal no Coliseu dos Recreios e Teatro São Luís, entre outros.

Mas é como fadista que António Laranjeira se tem revelado e afirmado. As mais famosas casas de Fado como o Marquês da Sé e Senhor Vinho em Lisboa têm-se rendido à voz e presença de António Laranjeira. Mas é agora no Restaurante O Fado na cidade do Porto o ponto de encontro frequente com a poesia e a voz do fadista.

LUZ – é o título do seu novo disco, inspirado numa viagem poética e musical percorrendo o País acompanhada pelos enormes poetas e músicos que fazem parte dos 15 fados desta edição. Vasco Graça Moura, Amália Rodrigues, Marla Amastor, Fernando Campos Castro e o próprio fadista assinam e destacam-se nos poemas magistralmente musicados por André Teixeira, Manuel Reis, Susana Castro Santos, Manuel Mendes, Raul Ferrão, José António Sabrosa Alfredo Marceneiro e Rogério Ferreira que também dirigiu e produziu musicalmente este fantástico trabalho.

Neste novo álbum, Pedro Barroso partilha com António Laranjeira uma tema da sua vasta e incomparável obra musical, surpreendentemente adaptada para fado, onde empresta a sua voz transformando “Porto Antigo” num dos momentos musicais mais impressionantes. A força e a beleza deste disco resultam da mais pura e recíproca sensibilidade e entrega de todos os intervenientes, acima de tudo por amor ao Fado.

Alguns destes e outros fados de agora e de outros tempos, tocados com mestria e cantados com a emoção de quem sente e ama o Fado, podem ser escutados todas as noites no Restaurante “O Fado” a casa de fados por excelência da cidade do Porto onde António Laranjeira canta o seu fado.

© 2016 O Fado | All rights reserved