Bruno Alves
Bruno Filipe Moreira Alves, nasceu a 02 de Novembro de 1983, na cidadedo Porto.
O gosto pelo fado começou desde bem cedo, na época em que Bruno Alves, acompanhava os seus pais em noites de fado.Incentivado pelo seu pai, fadista humorístico na cidade do Porto, Bruno Alves começou a cantar fado aos 13 anos. No entanto, desmotivado pela imaturidade da tenra idade, afastou-se em poucos meses. Mais tarde, Bruno Alves decide entregar-se, ao fado que lhe corre nas veias e começa a cantar com maior frequência, em restaurantes, coletividades e outros locais onde eram organizados eventos com apontamentos de fado.Logo, começaram a surgir mais convites para fazer parte de elencos em diversos restaurantes e conceituadas casas de fado, assim como para participar em eventos culturais e iniciativas de cariz social e solidário.
Nos anos 2013 e 2014, Bruno Alves participa na 3ª e 4ª edição do “Alma do Fado”, respetivamente, tendo sido finalista os dois anos consecutivos.Em 2014, Bruno Alves participa ainda no 1º Concurso de Fado Amador da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, onde ficou também apurado para a final.
Em 2015, é convidado pela União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, a participar nas festas da “Comemorações do 25 de Abril”,e em eventos organizados pela Câmara Municipal de Matosinhos, nomeadamente,as festas em Homenagem ao “Senhor de Matosinhos”.Noanode2016, Bruno Alves ganha o 1º Prémio na eliminatória do Concurso de Fado Amador da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos e o 3º Prémio na final do mesmo concurso. No ano de 2017,destaca-se o convite para fazer parte do elenco semanal de uma das casas de Fado mais contemporâneas da Cidade do Porto, a “Taberna Real do Fado” e a participação no elenco do “Fado Triplicado” na casa de Fado mais antiga da cidade do Porto, a célebre “Casa da Mariquinhas”. Neste ano destaca-se ainda a atuação no evento “Fado Forte”,organizado e realizado pela Câmara Municipal de Caminha, onde foi partilhado o palco do Forte da Lagarteira com os célebres fadistas Maria Emília, Marla Amastor e Camané. Ainda em 2017, Bruno Alves, conta com a participação numa das edições de rádio do programa “Os donos do Fado” emitida em direto pela Rádio Voz de Matosinhos e e em evento NOS Privera Soud 2017, organizado pela Câmara Municipal do Porto e branding a cargo da “NOS”.
No ano 2018,destaca-se o convite para fazer parte do elenco em noites de fado no “Restaurante Vinhas de Alho”e “Restaurante RC”, assim como a participação internacional na noite de fado anual organizada pela comunidade Portuguesa de emigrantes em Dortmund. Ainda em 2018, Bruno Alves conta com a participação no Concerto Maior da semana de fado de Braga e com a participação especial no concerto final do Braga Fado 2018, onde dividiu palco com o fadista José da Câmara, tendo encenado os papéis de Vasco Santana e Fernando Farinha, em dois excertos distintos dedicados ao fado e ao cinema, espetáculo este com organização da ACOFA e da Associação Cultural Braga Fado e apoio do Museu do Fado e da rádio SIM.
No ano 2019, é convidado para atuar na Grande Noite de Fado do Mosteiro de Tibães em Braga e a participação nas festas da Feirado Moçose na ediçãod o fado no Coreto 2019, eventos organizados pela União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões. Destaca-se no ano 2019, o convite para atuar no “Fado Menorde Lisboa”, integrando o elenco da noite. Do seu currículo podemos ainda evidenciar atuações em significativos palcos, como são exemplo, o Teatro Sá da Bandeira, o Theatro Circo, o Teatro Municipal de Vila do Conde, o Casino da Póvoa de Varzim,o Auditório Municipal de Vila do Conde, o Teatro Municipal de Valongo e Auditório Municipal de Valongo, onde dividiu palco com a célebre Sr.ª Rita Ribeiro. Em 2020, Bruno Alves, é convidado a fazer parte do elenco da casa de Fado mais emblemática da cidade do Porto, integrando assim o elenco de fadistas residentes do “Restaurante Típico O Fado”.
Para o Bruno Alves, o fado não é simplesmente um estilo musical, é sim a arte mais profunda de poder exprimir e expressar,através da voz, os sentimentos que lhe vão na alma e no coração.